Termogênico: O que é, Como Usar e Efeitos Colaterais

suplemento termogenico

Você sabe o que é um termogênico e quais são os efeitos que ele causa em nós?

Diariamente, o nosso corpo transforma nutrientes em energia para manter o calor e fazer com que o nosso organismo funcione corretamente; esse processo é conhecido como termogênese natural.

Mas também há a termogênese estimulada por fatores externos, como atividades físicas, alimentação e suplementação.

Os suplementos são vendidos com a promessa de acelerar o metabolismo e ajudar na queima de calorias.

Um dos efeitos desse tipo de suplemento é causar calor e a queima de calorias durante exercícios físicos.

Aumentou a procura por alimentos e substâncias termogênicas, pois acredita-se que esse hábito pode aumentar a resistência durante os exercícios físicos e fazer com que a pessoa consiga queimar calorias mais rapidamente e em maior quantidade.

Como Consumir um Termogênico?

Alguns exemplos de termogênicos naturais são a cafeína, a pimenta, o chá verde, chá mate, gengibre, canela e guaraná em pó.

Você também pode consumir suplementos termogênicos, mas isso só deve ser feito com orientação médica, pois essa substância pode causar aceleração dos batimentos cardíacos e agravar problemas em pessoas com insônia, arritmia cardíaca, idosos, hipertensos, crianças, mulheres grávidas ou lactantes.

Até agora, os estudos com alimentos e suplementos termogênicos apenas mostram que eles são eficazes se aliados a atividades físicas diárias.

Portanto, é importante ingerir a suplementação apenas antes dos treinos, pois assim os benefícios dessa substância são aproveitados da forma correta e a perda de peso pode ser percebida com mais precisão.

Benefícios

Os alimentos e suplementos termogênicos proporcionam mais resistência durante os treinos e levam a uma maior queima de calorias
durante o processo digestivo.

Eles também aumentam o nosso foco nas atividades diárias, pois agem como estimulantes, melhorando a concentração e o nosso rendimento nas atividades diárias.

Efeitos Colaterais

Muitas pessoas ainda acreditam na existência de pílulas milagrosas que promovem emagrecimento instantâneo, mas nada é tão simples assim.

Diversas pesquisas e casos reais já mostram a atestam os efeitos nocivos dos suplementos termogênicos.

Por ser vendido sem prescrição médica e como “produto natural”, muita gente desconhece os riscos que os termogênicos podem causar.

Eles agem de forma similar à adrenalina; um hormônio que aumenta a pressão cardíaca e a frequência respiratória.

Pessoas com problemas para dormir e com histórico de ansiedade também não devem ingerir essa suplementação, pois os sintomas podem se agravar ainda mais.

Outro ponto negativo é que o uso recorrente de suplementos termogênicos pode provocar uma alteração no sistema endócrino, sendo necessária a administração de outros medicamentos para combater os efeitos causados pela substância.

Sendo assim, antes de procurar um suplemento termogênico para usar, pense se esse uso é realmente necessário e se vale a pena submeter sua saúde aos riscos que o termogênico pode causar.

Nos últimos anos, diversos órgãos governamentais de controle de substâncias, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), têm emitido resoluções proibindo a venda de alguns suplementos termogênicos, devido às possibilidades de riscos à saúde.

E a cada ano que se passa, essa lista só têm aumentado.

Lembre-se: nenhum suplemento – termogênico ou não – deve ser consumido sem orientação de um médico ou nutricionista.

Até mesmo os autorizados pela ANVISA podem causar efeitos colaterais se consumidos de forma indiscriminada.

Tente identificar os elementos presentes no produto e suas dosagens.

Produtos não autorizados pela ANVISA podem ter substâncias nocivas escondidas na sua fórmula, principalmente diuréticos, hormônios e antidepressivos.

Para saber como emagrecer com saúde, continue ligada no nosso site!

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários!

Você sabe o que é um termogênico e quais são os efeitos que ele causa em nós? Diariamente, o nosso corpo transforma nutrientes em energia para manter o cal
Informações do Autor

MarianaRios,

Mariana Rios é natural de João Pessoa (PB) e se dedica a pesquisar e produzir conteúdo sobre emagrecimento e saúde.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!