Remédios para Emagrecer Rápido: Valem a Pena?

Conheça os melhores remédios para emagrecer e entenda como eles auxiliam na redução de gordura corporal.

Veja opções de remédios para emagrecer vendidos em farmácias que não precisam de receita médica e quais são os cuidados que você precisa ter antes de começar a usar.

Na mesma medida que cresce o número de academias e profissionais de educação física no mercado, aumenta a procura por remédios para emagrecer e a quantidade de pessoas em situação de obesidade.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, mais da metade da população se encontra acima do peso, sendo que 20% dessas já são consideradas obesas.

 

Esses dados explicam bem o que a comunidade médica alerta: a obesidade pode ser considerada uma doença, visto que aumenta os riscos de enfermidades como diabetes,problemas ortopédicos, apneia do sono, hipertensão arterial, vários tipos de câncer e complicações cardiovasculares como o infarto do miocárdio e os acidentes vasculares cerebrais (AVC).

A fim de reverter esse quadro encontramos várias opções de dietas, exercícios físicos e medicamentos.

Neste artigo, trataremos em específico sobre os remédios utilizados para auxiliar no emagrecimento, apresentando cinco dos mais usados como exemplo.

Você sabe como e quando utilizá-los?

Continue lendo esse texto!

6 Remédios Para Emagrecer Mais Usados no Brasil:

1.  Remédios Para Emagrecer – Sibutramina

A sibutramina é um dos remédios para emagrecer mais conhecidos e usados para inibir a fome e, assim, auxiliar no emagrecimento. Ela atua em neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina, e com isso, reduz o excesso de apetite.

Hoje ele é um dos remédios que pode ser vendido no Brasil com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pode ser encontrado sob a denominação Biomag (nome comercial da Sibutramina) nas dosagens de 10 mg (equivalente a 8,37 mg de sibutramina) e 15 mg (equivalente a 12,55 mg de sibutramina), sendo vendida somente mediante prescrição de um nutricionista ou um endocrinologista e com retenção de receita, pois trata-se de um remédio para emagrecer de tarja preta.

A dose recomendada é de uma cápsula de 15 mg por dia, geralmente de manhã em jejum. No caso de não existir redução de peso superior a 2 kg nas primeiras quatro semanas de tratamento, faz -se necessário uma reavaliação no médico ou nutricionista e verificar a necessidade de aumentar a dosagem.

1.1 Vantagens e Indicações

Uma das vantagens de remédios para emagrecer como a sibutramina está em sua ação de redução do apetite e também de aumentar o gasto calórico. É recomendada para pacientes com IMC maior que 30 e quando a orientação de mudança de dieta e exercícios não surtir efeitos no emagrecimento.

É indicada, inclusive, em casos de pessoas que têm dificuldade em controlar a fome, ansiedade e compulsão para comer alimentos gordurosos e muitos açucarados.

1.2 Desvantagens

Segundo especialistas, a sibutramina é o inibidor de apetite que apresenta os menores números de efeitos colaterais, mas ainda requer atenção, principalmente quando se trata de pacientes com quadros de bulimia, anorexia e depressão, hipertensão arterial e/ou pulmonar; doenças coronárias, hipertireoidismo, mulheres grávidas, lactantes ou que façam tratamentos paralelos com outros inibidores ou antidepressivos.

1.3 Possíveis Reações

  • Boca seca;
  • Náusea;
  • Gosto estranho na boca;
  • Estômago irritado;
  • Constipação;
  • Insônia ou sonolência;
  • Tontura;
  • Dores de cabeça e/ou articulações;
  • Elevação da pressão sanguínea.

2. Remédios Para Emagrecer – Orlistat

Diferente da sibutramina e outros remédios para emagrecer, o Orlistat não atua inibindo a fome ou em outros mecanismos metabólicos, há uma interferência na absorção de gordura, fazendo com que apenas 30% dela seja absorvida pelo corpo, o restante é eliminada, em maior quantidade, nas fezes.

Desta forma, ele é mais usado como um auxiliar, junto a outros tipos de remédios para emagrecer.

2.1 Vantagens e Indicações

O Orlistat é recomendado para pessoas que são acostumadas a ingerir grandes quantidades de gordura; fazendo seu uso de forma correta, o medicamento irá ajudar a cortá-la gradualmente da alimentação. É recomendado ingeri-lo três vezes ao dia durante ou após as refeições, principalmente no almoço e no jantar, já que são, tradicionalmente, refeições mais gordurosas.

2.2 Desvantagens

É importante esclarecer que tomar mais comprimidos que o recomendado não garante resultados melhores.

Caso a pessoa consuma muita gordura e tome esse medicamento, podem ocorrer fortes crises de diarreia devido à quantidade de gordura nas fezes.

Como dito anteriormente, este é um fármaco que agirá de forma complementar, ou seja, ele não é o principal fator de emagrecimento. Ele é indicado para pacientes com IMC acima de 27 e histórico de doenças como diabetes, hipertensão ou colesterol, sem contraindicações.

É comum a presença de gordura nas fezes, pois é desta forma que ela vai ser expelida do organismo.

Outros sintomas comuns são: cólicas abdominais, gases e aumento da frequência de idas ao banheiro.

É necessário lembrar, também, que o Orlistat pode dificultar a absorção de vitaminas importantes como A, D e K; desta forma, recomenda-se que haja uma suplementação vitamínica antes de dormir, sempre esperando, em média, duas horas para tomar, uma medida de segurança para que não ocorra uma interação entre os componentes dos remédios; o mesmo vale para quaisquer outros medicamentos utilizados por quem faz uso do Orlistat.

Apesar deste remédio para emagrecer ser liberado pela Anvisa e ser comercializado sem prescrição médica, não é recomendado para grávidas, idosos, crianças, mulheres lactantes e pessoas que apresentam complicações renais ou arritmia cardíaca.

2.3 Possíveis Reações

  • Dores de cabeça
  • Dores ao urinar
  • Cansaço
  • Ansiedade
  • Insônia

3. Remédios Para Emagrecer – Saxenda

Este remédio foi aprovado pela Anvisa em 2016.

Foi descoberto que seu princípio ativo, a liraglutina, é um dos mais usados para tratar o diabetes.

Ele atua reduzindo a sensação de fome e regulando as taxas de glicose no sangue.

Ao contrário da maioria dos fármacos nesse segmento, o Saxenda deve ser injetado sob a pele, um remédio para emagrecer urgente.

3.1 Vantagens e Indicações

É recomendado que seja utilizado em conjunto com dieta e atividade física por adultos com índice de massa corporal acima de 30 kg/m2 ou IMC acima de 27 kg/m2, mas com alguma condição relacionada ao excesso do peso, como hipertensão, diabetes tipo 2 ou alterações de colesterol. Geralmente, basta uma injeção do Saxenda por dia para que o paciente consiga a redução de 10% do peso em 1 mês, porém, o resultado pode ser ainda melhor se aliado a dietas e exercícios físicos.

Pesquisas indicam que ele funciona melhor em pessoas com problemas metabólicos, uma vez que também preserva a saúde do pâncreas. Outra vantagem do Saxenda é que ele não afeta o humor do paciente, diferente de outros remédios para emagrecer.

3.2 Desvantagens

Seu uso desregrado e sem acompanhamento médico pode causar pancreatite, cálculos em vesícula biliar e risco de hipoglicemia (em pacientes com diabetes tipo 2).

A injeção só pode ser prescrita por um profissional da medicina, visto que faz com que a pessoa tenha menos apetite, podendo acontecer também a mudança no paladar, ou seja, os alimentos podem se tornar menos apetitosos.

Não deve ser usado por pessoas que não apresentam quadro de obesidade, durante a gravidez ou em adolescentes, porque os efeitos do medicamento não foram esclarecidos nesta faixa etária.

4. Remédios Para Emagrecer – Fluoxetina

É utilizado no tratamento da ansiedade e recomendado, também, em alguns tratamentos com remédio para emagrecer e no controle da compulsão alimentar.

4.1 Vantagens e Indicações

Assim como Orlistat, a Fluoxetina atua como coadjuvante na perda de peso, porém, deve ser restrito a pessoas que possuem obesidade associada a condições como depressão ou então em casos ou Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Sendo assim, é imprescindível que o paciente tenha IMC maior ou igual a 30 e um diagnóstico de depressão ou TAG feito por um psiquiatra.

4.2 Desvantagens

Estudos comprovam que este remédio para emagrecer não pode ser usado por mais de seis meses, visto que seu efeito vai diminuindo com o passar do tempo.

4.3 Possíveis Reações

  • Diarreia
  • Náusea
  • Cansaço (fadiga)
  • Dor de cabeça
  • Insônia 

5. Remédios Para Emagrecer – Bupropiona

Este também é um antidepressivo indicado para o emagrecimento, mais recomendado que outros remédios para emagrecer como a fluoxetina e a sertralina, pois ajuda a reduzir a compulsão.

5.1 Vantagens e Indicações

É indicado por psiquiatras quando o paciente apresenta condições como como depressão ou compulsão alimentar ou até em casos de pessoas que querem deixar o vício de fumar.

Em quadros de obesidade é recomendado apenas quando a dieta e os exercícios físicos sozinhos não mostram resultados eficazes para o emagrecimento.

5.2 Possíveis Reações

  • Insônia,
  • Boca seca,
  • Cefaleia
  • Em casos mais sérios podem ocorrer:
  • Convulsões,
  • Taquicardia
  • Hipertensão
  • Urticária e manchas na pele (rash cutâneo)

Desta forma, deve ser ingerido somente com acompanhamento médico.

6. Quitoplan 

Trata-se de um produto que já faz sucesso em mais de 40 países  como um emagrecedor 100% natural. 

Você só precisa ingerir duas cápsulas revestidas por fibras naturais que atacam a gordura localizada e promovem sua desintegração.

6.1 Vantagens e Indicações

Além de te ajudar a emagrecer com saúde, você ainda vai ter orientações para seguir antes, durante e após o tratamento com o Quitoplan; você recebe grátis 4 livros digitais para montar cardápios e criar uma rotina mais saudável durante seu processo de emagrecimento.

O Quitoplan é um verdadeiro detox para o seu organismo.

Esse medicamento não precisa de receita médica e é aprovado pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

6.2 Possíveis Reações

Ainda não foram constatadas reações alérgicas ou efeitos colaterais com o uso do Quitoplan.

Conclusão

Procure um remédio para emagrecer liberado pela Anvisa. 

Uma boa pedida para quem procura um remédio para emagrece caseiro, uma ótima alternativa são os sucos detox.

No nosso site você vai encontrar várias receitas deliciosas e práticas de sucos detox.

É de fundamental importância atentar às aprovações dos órgãos regulamentadores do Brasil e aos efeitos colaterais dos medicamentos.

Não compre remédios que necessitam de prescrição médica sem a devida receita passada pelo profissional.

Tenha cuidado com os remédios para emagrecer vendidos em sites como Mercado Livre, OLX e entre outros.

Procure locais com laboratórios confiáveis e seguros.

Se automedicar pode trazer riscos sérios a sua saúde.

Prefira um remédio para emagrecer natural, com boa reputação e que, acima de tudo, mostrem resultados reais de pessoas reais.

Compre em farmácias sérias e com produtos originais.

Fontes: Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE)