Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :

Óleos para Emagrecer: Conheça 5 Opções Funcionais

Os óleos para emagrecer ou óleos funcionais são aqueles que apresentam vantagens como acelerar o metabolismo, amenizar sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), perda de peso, saciedade, melhoria na aparência da pele , cabelo e unhas e entre outras utilidades.

Esses óleos são derivados de sementes e de frutas oleaginosas.

Neles estão contidas substâncias como ômegas 3, 6 e 9, com ação anti-inflamatória que ajuda a regular os hormônios e diminuir a sensação de inchaço.

O consumo desses óleos não é prejudicial, já que são de origem vegetal e não alteram o colesterol (desde seja usado sem excessos).

Trata-se de um tipo de gordura que é rapidamente digerida e absorvida, fazendo com que haja mais gasto de energia, diferente dos óleos de sementes geneticamente modificadas, assim como pode ser o caso da canola, do milho e da soja.

Os óleos funcionais passam por prensagem a frio, sem refinamentos e solventes, o que garante que as substâncias antioxidantes permaneçam no produto; elas são responsáveis por diminuir o colesterol e manter a fluidez no sangue.

Conheça 5 Opções de Óleos para Emagrecer e Construir um Cardápio Rico em Nutrientes:

1. Óleo de Coco

Óleos Funcionais para Emagrecer

óleo de coco é bastante conhecido por quem faz dietas e pratica exercícios físicos.

Seu uso pode promover saciedade e rápida absorção dos nutrientes que são transportados para o fígado, aumentando gasto energético.

Sua ação também pode ser vista no sistema imunológico, já que cerca de 50% da gordura do coco é composta por ácido graxo, de ação antibacteriana, antifúngica e antiviral.

Além da alimentação, esse óleo pode ser utilizado como hidratante para cabelos, pele e unhas, garantindo uma aparência mais sadia, melhorando a elasticidade da pele e fortalecendo o crescimento dos fios e das unhas.

Também pode ser usado para prevenir estrias durante a gestação.

Desde que usada com moderação, essa substância aumenta o HDL (colesterol bom) e reduzir o LDL (colesterol ruim), também dá forças ao sistema cardiovascular e age como termogênico natural, auxiliando na queima de gorduras.

2. Óleo de Linhaça

Óleos Funcionais para Emagrecer

É um dos óleos mais utilizados e estudados. Pode ser consumido na forma líquida, em saladas ou frutas, e também na forma de cápsulas. O principal benefício do óleo de linhaça é que ele é rico em ômega 3.

O ômega 3 tem uma importante ação anti-inflamatória e previne a trombose. Também atua na saúde cerebral e na melhora cognitiva da memória e do aprendizado.

Rico em ácidos graxos que estimulam a saciedade, o óleo da semente de linhaça auxilia na redução do colesterol ruim e protege de doenças cardiovasculares e doenças cancerígenas na mama e próstata.

Outro benefício do consumo deste óleo é a prevenção dos sintomas da menopausa.

3. Óleo de Gergelim

Óleos Funcionais para Emagrecer

Sua composição natural previne o envelhecimento precoce, age como antioxidante e protege as células contra a ação dos radicais livres. Além disso, ele possui níveis elevados de vitamina E que ajuda a amenizar os sintomas da TPM.

 4. Óleo de Girassol

Óleos Funcionais para Emagrecer
Foto por Luis_molinero – Freepik.com

Tem alto valor nutritivo e se diferencia pela quantidade de ácidos graxos que ajudam a eliminar o excesso de colesterol, portanto, evitar doenças cardíacas e acelerar cicatrizações.

 

5. Óleo de Amêndoas

Óleos Funcionais para Emagrecer

Líquido rico em ômega 9 e 6, que garantem um bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Também pode ser aplicado na pele, pois possui propriedades hidratantes.

Além disso, possui grandes quantidades de ferro e cálcio, é comumente utilizado no preparo de licores e produtos de confeitaria, bem como em saladas e refogados.

Seu uso cosmético amacia e tonifica a pele, alivia coceira e possui propriedades rejuvenescedoras. Apenas a amêndoa doce é indicada como alimento, pois a amarga contém ácidos que podem causar intoxicações.

O que você achou das nossas dicas sobre óleos para emagrecer? Deixe suas dúvidas nos comentários e compartilhe esse conteúdo!

Comentários