Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :

5 Dicas para Emagrecer com Saúde

5 Dicas para Emagrecer com Saúde

Nunca se falou tanto em qualidade de vida e em projetos para emagrecer como atualmente, todos os dias nos deparamos com esse assunto, seja nos jornais, nos programas de TV, nas revistas e, mais ainda, no universo digital dos blogs e das redes sociais.

Mas você sabe o que é qualidade de vida e como busca-la de forma saudável? Não se preocupe, neste artigo você vai aprender mais sobre o assunto.

conceito de qualidade de vida é amplo e varia de acordo com a cultura de cada pessoa, entretanto, é importante destacar que compreende não só a saúde física como o estado psicológico e as relações sociais de cada indivíduo; seja nos estudos, no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de qualidade de vida é a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, seus valores, objetivos, expectativas, padrões e preocupações, ou seja, podemos resumir como a satisfação pessoal no que diz respeito ao seu cotidiano e todas as áreas da sua vida.

Sendo assim, para promover uma melhora na qualidade de vida, é importante trabalhar o ser humano em todas as suas particularidades.

Qualidade de vida e saúde são termos que não podem ser separados, pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a perder peso de forma saudável e ampliar seu bem-estar. 

01 – Antes de tudo, priorize sua saúde mental

5 Dicas para Emagrecer com Saúde
Foto por Yanalya – Freepik.com

Os discursos sobre saúde mental têm crescido na comunidade médica e nos meios de comunicação.

Muitas pessoas negligenciam a saúde da mente, priorizando apenas a aparência, o que pode trazer consequências negativas; não é à toa que os casos de depressão, ansiedade e transtornos alimentares crescem a cada dia.

Mas o que é preciso para cuidar da mente?

Podemos facilitar esse trabalho no dia a dia mantendo boas relações com as pessoas que nos cercam, evitando estresses e problemas passados, dosando a exigência com nós mesmos, dormindo bem, exercendo o perdão, rindo sempre que puder e chorando quando for necessário, mas caso essas questões se tornem difíceis, procure a ajuda de um profissional.

02 – Pratique exercícios físicos regularmente

5 Dicas para Emagrecer com Saúde

A resistência à prática de exercícios físicos se dá, muita das vezes, pela correria do dia a dia. Dar atenção aos estudos e às atividades do trabalho é importante, mas deixar a saúde em segundo plano não é uma boa escolha a longo prazo.

Pesquisas indicam que nos grandes centros urbanos apenas 30% da população se dedica a alguma atividade física, enquanto os outros 70% dos brasileiros estão enquadrados como sedentários.

Se você  não tem tempo para praticar exercícios físicos, que tal fracioná-los?

Pequenas caminhadas ajudam: invista em  trajetos curtos ao longo do dia, ande a pé e parcele um exercício de 40 minutos em 20 minutos de manhã e 20 minutos a noite, ou 20 no seu horário de almoço e 20 na sua volta para casa.

Não curte academia? Então, procure um exercício que se encaixe no seu tempo e na sua preferência, existem várias possibilidades até para se praticar dentro da sua própria casa.

Se necessário, procure orientação de um educador físico para ajudar na elaboração de uma sequência de atividades, com série de exercícios, quantidade de repetições e períodos de descanso para te ajudar a perder peso, de acordo com o seu perfil.

03- Alimente-se bem para emagrecer

5 Dicas para Emagrecer com Saúde

Para ter sucesso neste projeto de emagrecer com saúde será mais que necessário alterar sua alimentação e compor um cardápio equilibrado.

O segredo é fazer uma dieta que se adapte ao seu dia a dia sem restrições severas ou cardápios difíceis de seguir.

Afinal, a melhor forma de manter resultados bons e eficazes é aliar os exercícios físicos a uma dieta que se encaixe às suas necessidades e ao seu estilo de vida.

Segue outras dicas importantes:

1 – Procure fazer uma avaliação médica do seu estado de saúde em geral;

2 – Para elaborar um cardápio equilibrado e saudável procure ajuda de uma nutricionista.

04- Hidrate-se

5 Dicas para Emagrecer com Saúde

A água compõe mais da metade do nosso organismo, ela é responsável pela hidratação da nossa pele e cabelo, evita a retenção de líquidos, e previne o surgimento de lesões, tendinites, câimbras, distúrbios digestivos, fadiga e mal resultado nas atividades físicas e dietas.

Um adulto perde, em média, cerca de 2,5 litros de água por dia, sendo assim, nosso trabalho mínimo é repor essa quantidade na nossa alimentação com sucos naturais, frutas, mas imprescindivelmente, na ingestão de água.

Não espere a sede chegar para beber água, pois esse é o primeiro sinal da desidratação, depois dela, os principais sintomas são:

– Elevação da frequência cardíaca;

– Diminuição da tensão arterial e

– Queda de desempenho.

Uma desidratação moderada será ressentida por fadiga e um cansaço, já a desidratação severa será ressentida por uma sensação elevada de sede, pernas pesadas, falta de fôlego, dores musculares e dos tendões. Não espere isso acontecer, hidrate-se.

 05- Durma bem

5 Dicas para Emagrecer com Saúde

A última dica, mas não menos importante, tem sido negligenciada por muitos devido à correria do dia a dia.

Tão importante quanto uma alimentação saudável, atividades físicas e a hidratação é o repouso necessário para a recuperação da mente e do corpo.

Uma boa noite de sono vai te ajudar a emagrecer e colaborar para a melhora na sua qualidade de vida, além de melhorar a sua memória.

O ideal para um adulto emagrecer é dormir oito horas por noite, mas cada pessoa tem um biorritmo diferente. Alguns têm necessidade de dormir mais, outros menos.

Especialistas sobre o assunto esclarecem que devemos respeitar nosso horário de dormir, desligar os aparelhos eletrônicos antes de nos deitarmos e procurar atividades como leitura, deixando o ambiente aconchegante e escuro.

É necessário que seu sono seja reparador, ou seja, que você consiga adormecer sem dificuldades e acordar descansado e bem disposto para um novo dia. Lembre-se, se estiver com dificuldades, procure um profissional.

Você encontra dificuldades com alguns desses exemplos? Conta pra gente nos comentários e compartilha com as suas amigas!

Fonte: Organização Mundial de Saúde

Comentários