A verdade sobre a Dieta do Ovo: Entenda os Riscos e Benefícios

dieta do ovo funciona

A dieta do ovo é um dos métodos mais famosos para emagrecer.

O objetivo é incluir de 2 a 4 ovos por dia durante as refeições, diminuindo a quantidade de carboidratos e aumentando a proteína, uma estratégia para afastar a fome por mais tempo e favorecendo o emagrecimento.

O consumo diário de ovos não traz problemas para o colesterol, mas consumir proteínas em excesso pode sobrecarregar o funcionamento dos rins.

Por isso que o segredo de tudo é equilíbrio.

E sua dieta deve ser balanceada, incluindo todos os nutrientes necessários para a saúde do nosso organismo, como as vitaminas, cereais e minerais e fibras.

Como Fazer a Dieta do Ovo?

Antes de sair incluindo ovos em todas as suas refeições, é importante saber como está a sua saúde, realizar exames de rotina e procurar um profissional da área de nutrição, pois eles sabem qual a melhor forma de emagrecer sem prejudicar a sua saúde.

Esse método não é recomendado por mais de duas semanas.

Você deve incluir ovos sempre no café da manhã e depois e escolher entre o almoço e o jantar, fica a seu critério.

Além dos ovos – que devem ser consumidos sem sal –  você precisa incluir mais frutas, verduras e legumes e diminuir a quantidade de açúcares, carboidratos e produtos industrializados.

Evite consumir bebidas alcoólicas, produtos gaseificados e sucos prontos, pois eles são ricos em produtos químicos, açúcares e sódio, o que acaba gerando aumento de peso, picos de glicose no sangue e inchaço corporal.

É aconselhável que você pratique, no mínimo, 30 minutos de atividade física diariamente.

Apenas incluir ovos cozidos antes das refeições, sem atentar à qualidade da sua alimentação e estilo de vida não vai ter ajudar a emagrecer, pelo contrário, vai adicionar calorias extras e, consequentemente, ao aumento de peso e gordura corporal.

Consuma, preferencialmente, o ovo cozido, pois para ser frito, ele precisa da adição de algum tipo de gordura, o que agrega calorias extras à alimentação.

Benefícios da Dieta do Ovo

O ovo é um dos alimentos ricos em vitaminas mais completos, pois possui vitamina A, B e D, possui gorduras boas, alto teor de proteína, é de fácil digestão, favorece o ganho de massa magra, ajuda na recuperação dos músculos, aumenta a saciedade e imunidade e também diminui a queda de cabelo e quebra das unhas.

Estudos indicam que consumir ovos na primeira refeição do dia promove mais saciedade e controla a ingestão de alimentos calóricos durante o resto do dia.

Efeitos Colaterais: Saiba como Seguir Corretamente

Tudo indica que a dieta do ovo surgiu em 1990, por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Ainda hoje, muitas pessoas conhecem essa dieta como a “dieta da USP”, mas o núcleo de nutrição da universidade não reconhece a eficácia desse método, devido a desatualização dos dados.

Vale lembrar, também, que a dieta não se restringe a consumir apenas ovos durante semanas, pois restrições severas podem causar deficiência nutricional e sobrecarregar o funcionamento de órgãos como os rins; que são essenciais na metabolização das proteínas.

Emagrecer não é uma fórmula mágica e um processo milagroso, o importante é manter uma série de hábitos saudáveis que trabalhem seu corpo de forma completa.

O importante é que haja equilíbrio.

Quando seguida com a orientação de um profissional, aliada a atividades físicas e sem restrições muito severas, a dieta do ovo pode trazer benefícios como aumento de energia e saciedade e ganho de massa muscular.

Quer emagrecer da forma correta?

Leia o nosso artigo com 6 dicas infalíveis para emagrecer com saúde.

Saiba como preparar receitas fit para jantar rápidas e práticas.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários!

A dieta do ovo é um dos métodos mais famosos para emagrecer. O objetivo é incluir de 2 a 4 ovos por dia durante as refeições, diminuindo a quantidade de ca
Informações do Autor

MarianaRios,

Mariana Rios é natural de João Pessoa (PB) e se dedica a pesquisar e produzir conteúdo sobre emagrecimento e saúde.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!