Dieta Alcalina Para Tratar o Câncer: Nutricionista Esclarece Dúvidas

Saiba o que é dieta alcalina e saiba como ela pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose e câncer.

alimentos da dieta alcalina

Você sabe o que é Dieta Alcalina?

Antes de explicarmos, é importante classificarmos os tipos de alimentos.

Eles são divididos em ácidos ou alcalinos – dependendo da quantidade de resíduos que ficam no organismo após a digestão e a metabolização dos alimentos.

Os alimentos alcalinos neutralizam os resíduos ácidos no nosso organismo.

Você pode estar pensando que isso tem a ver com o sabor dos alimentos, mas não é bem assim.

É comum pensarmos que um alimento ácido, como o limão, deixará nosso sangue mais ácido.

Apesar de ser originalmente ácida, essa fruta possui elementos orgânicos alcalinos e, no final da digestão, esses resíduos regulam o pH do organismo e, principalmente, do nosso sangue.

O pH significa “potencial hidrogeniônico”; uma espécie de escala que mede os níveis de acidez, neutralidade ou alcalinidade de um elemento.

Mas por que isso é importante?

Eu vou te explicar!

O nosso organismo trabalha constantemente para manter o pH do sangue equilibrado (entre 7.35 e 7.45, abaixo de 7,0 considera-se um nível ácido) e essa estabilidade faz com que nossas células trabalhem normalmente preservando a saúde dos tecidos, ossos e músculos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, quando um sangue possui o pH baixo, as nossas células ficam inflamadas, favorecendo complicações como ganho de peso, inchaço corporal, falta de energia e até doenças como osteoporose e câncer.

Além disso, esse desequilíbrio bioquímico afeta a absorção de vitaminas, hormônios e sais minerais.

Saiba Como a Dieta Alcalina Pode Trazer Benefícios para a sua Saúde

Uma dieta alcalina é baseada em um plano alimentar em que os alimentos ácidos são consumidos em pequenas quantidades, deixando o pH do organismo mais equilibrado.

Os benefícios desse método possibilitam oxigenação e nutrição das células do nosso organismo.

O resultado de uma dieta alcalina é o metabolismo acelerado e o nosso sistema imunológico funcionando adequadamente para prevenir doenças e o envelhecimento precoce.

Dieta Alcalina Para Tratamento do Câncer

O câncer é o nome dado a um grupo de doenças caracterizado pelo crescimento desordenado de células que invadem e comprometem órgãos, tecidos e do nosso corpo.

Apesar de ainda não haver um estudo específico que indique a eficácia da dieta alcalina para a prevenção do câncer, esse tipo de alimentação pode ajudar a proteger as nossas células dos radicais livres.

Ao contrário de alimentos naturais como hortaliças, proteínas, frutas e verduras, os alimentos processados e com altas quantidades de sódio podem aumentar significativamente os diagnósticos de câncer, principalmente na região do reto, cólon e esôfago.

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA) uma alimentação inadequada é a responsável por 20% das causas de câncer em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Mas como a dieta alcalina poderia ajudar no tratamento do câncer?

A explicação para essa pergunta se dá pelo seguinte motivo: as células cancerígenas são mais ácidas que as células normais e manter uma alimentação alcalina pode inibir o crescimento dessas células.

Ainda de acordo com os dados do INCA, uma dieta rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, cerais integrais e verduras pode prevenir até 4 milhões de novos casos de câncer a cada ano em todo o mundo.

Com isso, muitos médicos e estudiosos recomendam uma dieta que priorize até 90% de alimentos alcalinos, tanto para pessoas que já estão em tratamento quanto para aquelas que possuem histórico de câncer na família.

É importante salientar que o consumo excessivo de álcool e açúcar está relacionado a grande parte dos casos de câncer, então, evita-los também deve fazer parte do tratamento e dos hábitos que previnem a doença.

Alimentos Permitidos na Dieta Alcalina

Os alimentos permitidos são principalmente de origem vegetal como legumes, frutas, verduras e tubérculos – como mandioca, beterraba, aipim e etc.

Você também pode incluir sementes de abóbora, sementes de girassol, ervas, gengibre e vinagre de maça.

Todas as frutas ácidas, incluindo o limão – que já citamos anteriormente – podem ser consumidas, pois possuem grande potencial alcalino.

Vale lembrar novamente que o sabor dos alimentos não influencia no seu pH ácido e tudo isso depende dos resíduos presentes após a digestão.

Os alimentos que devem ser evitados são: industrializados, refinados, ricos em açúcar, sódio e gorduras, carnes vermelhas, laticínios, bebidas alcoólicas e refrigerantes, pois aumentam a acidez no organismo.

A dieta alcalina não incentiva exclusivamente o consumo de alimentos alcalinos, mas sim que eles sejam ingeridos em maior quantidade em relação aos ácidos.

Dicas de Alimentos Alcalinos:

  • Laranja;
  • Limão;
  • Abacaxi;
  • Legumes e verduras em geral;
  • Castanhas, nozes e amêndoas;
  • Temperos como canela, gengibre, ervas em geral, curry, mostarda e sal marinho;
  • Muita água natural e água de coco;
  • Alimentos fermentados;
  • Kefir;
  • Melaço de cana
  • Mel;
  • Quinoa;
  • Rapadura;
  • Coco;
  • Chá verde e chás de ervas

Alimentos que Fazem Mal e Devem Ser Evitados

Alguns alimentos devem ser consumidos com moderação e são eles:

  • Azeitonas;
  • Salsicha;
  • Linguiça
  • Mortadela;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Café;
  • Refrigerantes;
  • Vinho;
  • Sorvete;
  • Queijos gordurosos;
  • Geleias;
  • Açúcar;

Esses alimentos devem ser evitados e quando consumidos devem ser aliados a alimentos alcalinos na mesma refeição.

Dica de Cardápio para Dieta Alcalina

A tabela a seguir traz como exemplo um cardápio de 3 dias para quem quer seguir a dieta alcalina:

tabela alcalina

Ao longo do dia você também pode tomar chás, água de coco e sucos naturais sem açúcar, sendo importante evitar o consumo de café, refrigerantes e bebidas alcóolicas.

Receitas para Dieta Alcalina

Você pode se inspirar e preparar receitas com base na lista de alimentos permitidos que citamos acima.

Dicas de receitas simples são saladas com legumes verdes; combinando espinafre, alface, rúcula e ervas como hortelã, tomilho e orégano.

Receitas com abacate, pepino, sementes de gergelim, manjericão, couve-flor também são bem-vindas.

Além de pratos que incluem batata doce e alimentos ricos em fibras.

Confira o nosso site e aprenda a preparar um escondidinho de frango com batata doce, coxinha fit e 17 opções de suco de melancia para compor refeições alcalinas e que ajudam a emagrecer de forma saudável e equilibrada.

Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais.

Você sabe o que é Dieta Alcalina? Antes de explicarmos, é importante classificarmos os tipos de alimentos. Eles são divididos em ácidos ou alcalinos – depe
Informações do Autor

Dra. Andresa Goncalves, Nutricionista

Andresa Gonçalves é nutricionista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mais de 15 anos de experiência e é especialista em Alimentação e Saúde.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!