7 Benefícios das Fibras para Saúde [Comprovado]

Saiba quais são os principais alimentos ricos em fibras e como eles podem prevenir doenças.

alimento rico em fibra

Os alimentos ricos em fibras possuem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Podem ser encontrados em vegetais como as verduras, legumes e folhas; e a proporção varia de acordo com o alimento.

Um dos pontos mais positivos nas fibras é que eles são resistentes ao processo digestivo e possibilitam uma maior absorção no intestino, o que facilita a vida de quem sofre com intestino preso.

As refeições com fibras são divididas em fibras solúveis e insolúveis, essa classificação se deve à facilidade de dissolver-se em contato com líquidos.

Cada uma delas possui funções diferentes e quando consumidas corretamente e nas quantidades adequadas só tem a beneficiar nossa saúde.

Fibras solúveis são aquelas que se misturam mais facilmente à água e possuem decomposição parcial, isto é, transformam-se em uma espécie de gel no estômago, aumentando a viscosidade do bolo alimentar, retardando a velocidade da digestão e o aparecimento da fome, bem como a absorção dos açúcares.

As fibras insolúveis atuam de forma distinta, elas não são dissolvidas em água o que, consequentemente, aumenta o bolo fecal e facilita o trânsito nutricional, deixando as fezes mais macias, a evacuação mais recorrente e evitando a constipação.

Devido à resistência às degradações do processo digestivo, os nutrientes, minerais e vitaminas são melhores absorvidos.

Conheça o Poder dos Alimentos Ricos em Fibras 

Elas dão sensação de saciedade após as refeições e por isso são recomendadas pelos nutricionistas como uma grande aliada àqueles que desejam emagrecer com uma alimentação rica em nutrientes.

Além disso, é importante consumir fibras, pois elas ajudam a estabilizar os níveis de glicemia e colesterol – ponto importante para diabéticos.

Consumindo fibras constantemente, o seu sistema digestivo vai entrar no ritmo e evitar complicações como prisão de ventre e diarreias.

7 Benefícios dos Alimentos Ricos em Fibras Comprovados pela Ciência:

  1. Melhora a Saúde do sistema digestivo
  2. Regula o trânsito intestinal
  3. Possui bactérias benéficas que evitam inflamações no intestino
  4. Ajuda a emagrecer com saúde, pois promove saciedade prolongada, diminuindo a fome
  5. Protege contra doenças cardíacas e síndrome metabólica relacionada ao aumento da pressão sanguínea, níveis de insulina e peso
  6. Defende o organismo contra doenças respiratórias, segundo o American Journal of Epidemiology
  7. Além de todos esses benefícios para o intestino, as fibras também auxiliam a prevenir o câncer de cólon (parte central do intestino grosso) e do reto

Se você está achando complicado incluir fibras na alimentação, nós vamos facilitar para você! Não é preciso muito esforço, afinal muitos alimentos naturais e de fácil acesso que possuem esse nutriente.

E aí? O que achou desses benefícios? Legais né!

Então, o que você acha de começar a incluir alguns alimentos ricos em fibras na sua alimentação?

Você sabe quais os alimentos que são ricos em fibras?

Não se preocupe, fizemos um conteúdo super completo para você conhecer todos os só entrar aqui: Alimentos Ricos em Fibras

Para receber mais dicas sobre saúde, nutrição e beleza, continue de olho no nosso site e redes sociais!

Vai nos comentários e nos conta o que você achou das dicas!

Não esquece de compartilhar com as amigas!

Os alimentos ricos em fibras possuem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Podem ser encontrados em vegetais como as verduras,
Informações do Autor

Dra. Andresa Goncalves, Nutricionista

Andresa Gonçalves é nutricionista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mais de 15 anos de experiência e é especialista em Alimentação e Saúde.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!