Alimentos Transgênicos: O Que São? Como Identificar?

Saiba Como Identificar Alimentos Transgênicos e Como Eles Podem Prejudicar a Sua Saúde

Alimentos Transgênicos

O Que São Alimentos Transgênicos?

Os alimentos transgênicos são aqueles que sofrem modificações em sua estrutura genética, isso quer dizer que eles receberam partes de outros organismos.

Essa modificação feita em laboratório surgiu na década de 1970 com a proposta de favorecer a agricultura, aumentar a produção dos alimentos e seu tempo de conservação.

Porém, com o passar do tempo surgiram vários estudos que apresentam os ricos que esses tipos de alimentos podem causar à saúde e ao meio ambiente.

Alimentos Transgênicos no Brasil

Diversos países cultivam plantas modificadas, sendo o Brasil o segundo maior, ficando atrás dos Estados Unidos.

Exemplos de alimentos transgênicos consumidos no Brasil

Entre os alimentos transgênicos mais consumidos no nosso país estão a maior parte das produções de milho e seus derivados (óleo, farinha, farelo, xarope, etc), soja e seus derivados, cana-de-açúcar, morango, pimentões, algodão, batatas e tomates; ou seja, a maioria dos alimentos presentes no nosso cotidiano.

Saiba Como Identificar os Produtos Transgênicos

Pode ser que muitas pessoas não deem conta de que estão consumindo esse tipo de alimento, mas é fácil de identifica-los.

Existe uma lei que obriga a identificação desses produtos.

Nos rótulos desses alimentos podemos encontrar o seu símbolo; a letra T escrita em preto dentro de um triângulo amarelo.

Alimentos Transgênicos Riscos e Vantagens

Alimentos Transgênicos Vantagens

Foto por Freepic.diller – Freepik

Muitos estudiosos acreditam que a produção e o comércio desses alimentos é um caminho promissor, pois com a modificação genética esses alimentos eles ficam cinco vezes maior que os alimentos comuns, acelerando a produtividade, reduzindo de custos e maior tempo de conservação.

Alimentos Transgênicos Riscos e Desvantagens

Alimentos Transgênicos Desvantagens

Os alimentos transgênicos podem apresentar diversos riscos à saúde, pois recebem altas doses de agrotóxicos nos seu produtos, além de grandes quantidades de venenos para inibir a ação de pragas e ervas daninhas, ou seja, apresentam diversos resíduos tóxicos.

Além dessas questões, há um grande impacto ambiental como a degradação do solo, da fauna e da flora.

Alimentos Transgênicos Fazem Mal?

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional já revelaram alguns dos impactos desse tipo de consumo sendo eles: reações alérgicas, má-formação congênita, resistência a antibióticos, esterilidade e até distúrbios neurológicos e mentais.

 

 

 

Informações do Autor

Dra. Andresa Goncalves, Nutricionista

Nutricionista Clínica com especialização em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!