Alimentos Ricos em Ferro para Tratar a Anemia

Entenda a importância dos alimentos ricos em ferro e como combater a anemia através de uma dieta saudável.

Neste artigo vamos esclarecer as dúvidas mais recorrentes sobre esse nutriente que é essencial para manter nosso corpo funcionando em ordem.

O ferro está envolvido no processo de transporte do oxigênio, o desenvolvimento do sistema nervoso e dos músculos.

Podemos repor esse mineral com diversos tipos de alimentos, como frutas, verduras e proteínas animais.

O ferro também é responsável pela produção de hemoglobina, manutenção do sistema imunológico e produção de colágeno e elastina; elementos indispensáveis para uma pele saudável.

A deficiência de ferro no sangue pode causar diversas complicações para a nossa saúde, sendo a anemia a mais comum.

Depois dela podemos citar também: diminuições de funções cognitivas e psicomotoras (principalmente nas crianças), cefaleia (dor de cabeça), cansaço e entre outros.

Alguns casos de anemia merecem mais cuidado, como é o caso de gestantes, pessoas com úlceras, cânceres e hemorragias.

Qualquer pessoa pode adquirir a doença, algumas possuem mais predisposições à enfermidade, os maiores números estão para as mulheres – por conta do período menstrual e no pós-parto -, pessoas com mais de 65 anos e com insuficiência renal.

1. Alimentos Ricos em Ferro –  Proteínas de Origem Animal

3 Alimentos Ricos em Ferro para Tratar a Anemia

As carnes vermelhas e os ovos são absorvidos mais rápido, como citamos anteriormente.

O fígado é famoso no tratamento da anemia, mas não é à toa, visto que a cada 100g ele possui 10,6mg de ferro, boa parte da quantidade recomendada por dia. Para a mesma quantidade de gema de galinha, contamos com 5,87mg do mineral.

Nas demais peças de carne bovina, encontramos 3,8 mg de ferro, o que equivale a 27% da ingestão diária recomendada.

A carne de cordeiro contém 2,7 mg ou 19%.

O frango possui 2,3 mg de ferro.

Os frutos do mar são uma ótima opção de ingestão desse nutriente, já que a cada 100g encontramos mais da metade da quantidade diária.

As ostras tem 66%, a lula tem 78% e o polvo conta com 68%. Eles são tão indispensáveis quanto os peixes, por isso é importante incluir seus derivados por, pelo menos, duas vezes na semana na sua alimentação.

2. Alimentos Ricos em Ferro – Origem Vegetal

3 Alimentos Ricos em Ferro para Tratar a Anemia

O espinafre é um ótimo exemplo de ferro através de folhas, visto que 100 gramas do alimento corresponde a 19% da necessidade diária.

Essa mesma quantidade de acelga corresponde a 13%.

A beterraba, sem dúvidas, é um dos remédios naturais mais conhecidos para o tratamento de anemia, ele atua no organismo reativando as células vermelhas do sangue e fornecendo mais oxigênio para o corpo.

3. Alimentos Ricos em Ferro – Frutas

3 Alimentos Ricos em Ferro para Tratar a Anemia

Poucas pessoas sabem, mas a romã é uma das frutas que mais contém vitamina C, sendo importante para ajudar na absorção de ferro e tratamento dos sintomas de anemia. Você pode consumir a fruta como suco ou ingerir junto às refeições.

A maça é uma fruta completa quando se fala em tratamento da anemia, pois é composta por ferro e vitamina C.

Pêssego, ameixas e passas são fontes importantes de ferro, você pode consumi-las juntas como uma salada.

Assim você vai potencializar a quantidade de ferro na sua alimentação.

Como Saber que Estou com Deficiência de Ferro?

Através de um simples exame de sangue, como o hemograma completo, você pode obter essa informação.

Entretanto, alguns sintomas também podem ser observados a exemplo da fadiga, tontura e imunidade baixa, eles aparecem pois o transporte de oxigênio fica reduzido.

De acordo com a Sociedade Americana de Hematologia, a maioria das pessoas não ficam atentas aos sinais e só se dão conta do problema quando fazem exames, por isso, mantenha todos as consultas médicas em dia; essa é a melhor forma de ficar por dentro do funcionamento do seu organismo.

Outros Indícios da Falta de Ferro

  • Pele pálida
  • Sensação de coceira constante
  • Ansiedade
  • Perda de cabelo
  • Unhas quebradiças
  • Dores na língua e gosto incomum na boca

As Mulheres Precisam Ingerir Mais Ferro

As recomendações no Brasil são estabelecidas pela agência regulatória, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são de 14 mg de ferro para adultos, e variam de acordo com a idade das crianças.

De 0 a 6 meses a recomendação é de 0,27 mg ao dia, de 7 a 11 meses de 9 mg, de 1 a 6 anos de 6 mg e de 7 a 10 anos de 9 mg.

Como mencionamos no início desse artigo, as mulheres precisam de uma quantidade maior de ferro, uma vez que eliminam sangue todos os meses, durante a menstruação.

Mulheres com idades entre 18 e 50 anos geralmente precisam de 18mg de ferro por dia. Quando grávidas essa quantidade aumenta para até 27mg por dia.

Já para lactantes, o número diminui para somente 9mg e aquelas acima de 50 anos e que já passaram pela fase de menopausa necessitam de somente 8 mg por dia.

Devo Ingerir Alimentos Ricos em Ferro Junto da Vitamina C?

Você já deve ter ouvido falar por aí que é importante ingerir vitamina C junto ao ferro para que sua absorção seja otimizada, e é verdade.

O ferro de origem animal é rapidamente ingerido pelo organismo, diferente daquele presente em frutas e grãos, por isso muitas pessoas combinam o suco de beterraba com laranja e a feijoada com laranja (e pelo fato de facilitar a digestão).

Dicas

Um fator que impede a absorção do ferro é sua mistura com o cálcio, por isso evite tomar leite junto às refeições principais como almoço e jantar.

Tomar café e chás com os alimentos ricos em ferro também pode impedir sua completa absorção pelo organismo, pois nessas bebidas contém polifenois, substâncias que reduzem a ação do ferro.

Além dos medicamentos à base de ferro, você pode repor o nutriente no seu organismo com alimentos naturais que podem ser consumidos de diversas formas.

Conclusão

Todos estão propensos a adquirir anemia.

Entretanto, alguns grupos como mulheres, maiores de 65 anos, gestantes e pessoas com insuficiência renal precisam redobrar os cuidados.

Você pode repor o ferro através de medicamentos receitados pelo seu médico e com uma alimentação baseada em carne vermelha, peixes, crustáceos, frutas e vegetais ricos nesse mineral.

Para saber se você está com deficiência de ferro, observe seu corpo; a saúde das unhas, do cabelo, constantes dores de cabeça, fadiga e indisposição podem ser sinais de alerta, e mais importante: não deixe de realizar exames de rotina.

O que achou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar esse artigo com suas amigas!

Fonte:  Sociedade Americana de Hematologia