Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :

Alimentos que Você deve Evitar: 6 Vilões da Saúde

Neste artigo nós vamos apresentar alguns alimentos que você deve evitar para manter a saúde com um cardápio nutritivo.

Para emagrecer e reduzir medidas precisamos fazer algumas restrições na alimentação, mas o fator principal não é só esse e sim a manutenção da nossa saúde; isso vai nos ajudar a evitar colesterol alto, diabetes, obesidade, complicações cardíacas e entre outros problemas.

Os números relacionados à obesidade dobraram em 70 países entre 1980 e 2015, hoje ela atinge 604 milhões de adultos e 108 milhões de crianças no mundo, segundo a revista British Medical Journal.

Seu desejo é emagrecer com saúde? Nós vamos te dar dicas de como fazer isso. Continue lendo!

6 Alimentos que Você Deve Evitar para Emagrecer com Saúde

1. Sucos Industrializados

6 alimentos que você deve evitar para emagrecer

Você consome sucos industrializados (prontos ou em pó) porque acha que eles são “mais saudáveis” que refrigerantes?

Se sim, hoje é o dia de mudar sua opinião sobre esse assunto e nós vamos te mostrar o porquê.

Nos rótulos eles prometem muitos nutrientes e uma grande quantidade de frutas – mas só prometem mesmo.

Na realidade, essas bebidas não oferecem, nem de longe, as propriedades de um suco natural.

A longo prazo, a praticidade desses sucos podem custar caro.

A principal diferença é a quantidade de açúcar. Esse ingrediente aparece para camuflar o sabor dos corantes, aromatizantes, acidulantes e emulsificantes que, inclusive, podem causar reações alérgicas.

Essas bebidas são pobres em nutrientes, pois perdem as vitaminas e minerais devido os processos químicos necessários para sua produção.

A pergunta que não quer calar é: como você vai emagrecer consumindo sódio, açúcar e produtos químicos em excesso?

Em grandes quantidades, o açúcar dificulta a digestão e favorece a obesidade. Já o sódio, aumenta a hipertensão arterial. Portanto, prefira os sucos da fruta e com pouco/ nenhum açúcar ou adoce naturalmente com mel.

2. Carnes Processadas

6 alimentos que você deve evitar para emagrecer

Estudos apontam que pessoas que comem carnes processadas têm um risco maior adquirir doenças como câncer de cólon, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Toda carne que foi defumada, salgada, seca ou enlatada é considerada processada, incluindo:

  • Salsichas, calabresa, salame,
  • Bacon, presunto,
  • Carne enlatada,
  • Carne defumada,
  • Carne seca.

Por outro lado, a carne que foi congelada ou submetida a processamento mecânico, como corte e fatiamento, ainda é considerada não processada.

3. Bolachas Recheadas

6 alimentos que você deve evitar para emagrecer

Nem todo mundo resiste a um docinho, não é mesmo? As bolachas recheadas, por exemplo, não são só as queridinhas das crianças, mas de muitos adultos também.

Na hora da fome, costumamos recorrer a alimentos práticos como esse, afinal, é só abrir e comer, porém, o resultado da ingestão desse alimento são muitas calorias, sódio, açúcares e gorduras saturadas.

A quantidade de calorias presentes nos biscoitos recheados não pode ser considerada baixa, pois uma porção com apenas 30 gramas já traz mais de 100 calorias.

Isso se torna mais evidente quando fazemos uma comparação com uma fruta como o morango, que em uma porção bem maior, de 100 gramas, carrega somente 32 calorias.

O biscoito recheado engorda ainda mais quando ele é consumido de maneira exagerada, por isso, fique atento e evite ao máximo!

Um estudo realizado por pesquisadores de Connecticut, nos Estados Unidos, analisou o potencial viciante do biscoito recheado.

Durante o experimento, os cientistas colocaram 10 ratos de laboratório em um labirinto, em que de um lado estavam os biscoitos recheados e, do outro, bolinhos de arroz.

Com o passar do tempo, os roedores ficaram muito mais tempo do lado do biscoito recheado.

Os pesquisadores compararam também esses resultados com testes feitos com morfina e cocaína. Fazendo isso, eles identificaram que o tempo que os ratos ficaram perto das drogas foi o mesmo em que permaneceram junto ao biscoito.

4. Margarina

6 alimentos que você deve evitar para emagrecer

Já passou o tempo que a margarina era uma opção saudável para substituir a manteiga.

Ela é feita com ingredientes artificiais, geralmente à base de óleos vegetais hidrogenados para torna-los sólidos, o que aumenta significativamente a quantidade de gorduras trans.

O processo consiste na adição de hidrogênio ao óleo vegetal; permitindo, assim, a transformação da consistência líquida para a sólida, em temperatura ambiente.

A margarina é uma gordura criada artificialmente, ou seja, não recomendada.

Quando surgiu no século XIX, era uma mistura de sebo de vaca, leite desnatado, partes menos nobres do porco e da vaca e bicarbonato de sódio.

Atualmente, o processo é totalmente diferente, sua composição inclui solventes de petróleo, ácido fosfórico e entre outros.

Resultando numa substância marrom e malcheirosa, que sofre novo tratamento com ácidos em altas temperaturas e catalisação com níquel, deixando o produto com uma cor mais clara e com uma consistência pastosa. 

Consequentemente, esse é um dos alimentos que você deve evitar. Você pode substituir por óleos naturais na preparação dos pratos.

5. Fast Foods

6 alimentos que você deve evitar para emagrecer
Foto por Freepik

As “comidas rápidas” são aquelas que são preparadas e consumidas em um curto período de tempo.

Os estabelecimentos surgiram na Califórnia na década de 40 e rapidamente se espalharam pelo mundo. O cardápio é basicamente constituído por frituras que incluem, na maioria das vezes, hambúrguer, batata frita, refrigerantes e entre outros.

A maioria dos pratos rápidos retiram o sabor original das comidas naturais para acrescentar altas quantidades de açúcares, gorduras e sal, por isso que são alimentos que você deve evitar.

6. Sorvete

6 alimentos que você deve evitar para emagrecer

Todo mundo ama tomar um sorvetinho, seja no calor da praia ou mesmo para saborear, mas você já perguntou quais são as consequências de ingerir essa delícia?

O sorvete é feito a partir da mistura de água ou leite, açúcar, gordura hidrogenada, suco ou aroma de frutas, emulsificante e entre outros aditivos na fabricação.

Sua fórmula permite que sejam acrescentados outros ingredientes químicos para obter sabores e texturas variadas.

É fundamental observar a quantidade de gorduras trans presente na composição dos sorvetes. Além disso, todos os tipos de gordura, quando consumidas em quantidades acima do ideal, são nocivas ao organismo e podem contribuir para desencadear problemas de saúde como aumento de colesterol ruim (LDL), doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

O que achou das nossas dicas sobre alimentos que você deve evitar? Você concorda? Deixe suas dúvidas nos comentários e compartilhe nas suas redes sociais!

Fonte: Connecticut College

Comentários