4 Receitas de Água Detox Para Emagrecer e Diminuir o Colesterol

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da água detox para emagrecer, limpar o organismo e fortalecer o sistema imunológico.

Mas hoje você vai ter oportunidade de tirar todas as suas dúvidas nesse artigo completo sobre o assunto.

A água detox é prática de fazer e traz benefícios excelentes para a nossa saúde, pois reduze o colesterol ruim e, de quebra, facilita a perda de peso.

Continue lendo para saber mais!

1- Benefícios de Tomar a Água Detox em Jejum

Médicos e nutricionistas sempre recomendam ingerir água antes de qualquer alimento pela manhã.

Pois ela purifica o organismo e elimina as toxinas, além disso, é muito importante beber água em jejum pois acordamos desidratados após horas de sono sem ingerir água.

A água misturada a alimentos com potencial desintoxicante e nutritivo promove um desjejum ainda mais poderoso para a nossa saúde.

Se você praticar algum exercício físico pela manhã os benefícios são ainda melhores.

O nutrólogo Reginaldo Rena adverte que antes de qualquer atividade física realizada pela manhã, devemos investir em uma alimentação saudável.

“Após ficar um período longo em jejum durante a noite, ao se exercitar sem estar alimentado, pode ocorrer a queda de açúcar no sangue (hipoglicemia) e o seu corpo começará a queimar músculo para gerar energia, perdendo massa muscular”, diz ele.

Ingerir água em jejum aumenta a produção de novas células de sangue e músculos.

Depois de nutrir as células e produzir novas, a água detox vai expulsar toxinas indesejadas do nosso corpo.

Beber água detox antes da sua primeira refeição auxilia a equilibrar o sistema linfático – o principal sistema de defesa do organismo – o que irá prevenir infecções, dar mais energia e deixar com a sensação de leveza, diminuir o inchaço e os níveis de colesterol.

Outro benefício de tomar água detox ao acordar é que ela também limpa o intestino, fazendo com que os nutrientes sejam absorvidos mais facilmente.

Ah, e você sabia que 70% do nosso corpo é composto de água?

Ao longo dos anos essa porcentagem vai diminuindo, o que significa que a reposição diária de água é indispensável para manter nossos órgãos funcionando adequadamente.

“Para uma alimentação com total de 2.000kcal por dia – quantidade recomendada para adultos com peso adequado – são necessários dois litros de água”. (Nutricionista Gabriela Marcelino)

Além disso, a principal causa da prisão de ventre é a desidratação.

Ou seja, beber a água detox ao acordar vai te ajudar a prevenir tanto a desidratação quanto a prisão de ventre.

2. A Água Detox Deve ser Morna ou Gelada?

A medicina oriental afirma que a água quente facilita a digestão e ajuda a eliminar as impurezas do nosso organismo, além disso, ela equilibra o metabolismo e a temperatura do nosso corpo.

A água fria, por sua vez, faz o nosso metabolismo trabalhar com mais energia, pois a nossa temperatura interna é bem mais quente do que a água gelada.

Então tudo depende do seu objetivo, ambas são benéficas e não possuem contraindicações, afinal, água é sempre bem-vinda!

3. O que Você Precisa Saber Sobre as Dietas Detox

As Dietas Detox já fazem parte do cotidiano de muita gente com objetivo de reduzir gordura abdominal.

Isso por que elas ajudam a emagrecer, trazem resultados rápidos e proporcionam bem-estar e leveza.

Geralmente, consiste na mistura de ingredientes naturais e antioxidantes que possuem grande quantidade de água, vitaminas e minerais.

Tudo indica que esse método surgiu na França e rapidamente foi se espalhando pela Europa e demais países, mas foi em 2010 que os brasileiros começaram a aderir a essa dieta.

A palavra “detox” é uma abreviação para o termo desintoxicação, que nada mais é do que uma limpeza profunda no nosso organismo, a fim de tirar as as toxinas e os hábitos que nos deixam com retenção de líquidos, excesso de inchaço abdominal e ganho de peso constante.

Ao contrário de muitas dietas restritivas, ao adotar hábitos “detox” você vai notar os resultados já na primeira semana; menos peso, mais bem-estar, bom humor e disposição.

4. Aprenda a Preparar 4 receitas de Água Detox para Emagrecer Com Saúde

Estas águas hidratam o organismo e contam com diversas propriedades que facilitam a eliminação de substâncias tóxicas e excesso de líquidos eles se concentrem e tomar várias vezes ao dia.

Ingerindo diariamente seu intestino vai trabalhar corretamente, seu metabolismo vai ficar mais acelerado, os gases e as dores de cabeça como cefaleia e enxaqueca vão diminuir e seu sono vai ficar mais leve.

Água Detox de Ameixa

Ameixa é um dos alimentos ricos em fibras solúveis, ela melhora o trânsito intestinal e forma uma espécie de gel no organismo melhora a digestão e aumenta a sensação de saciedade prolongada, além de deixar as fezes mais macias.

Modo de Preparo

Coloque duas ameixas secas dentro de um copo e cubra com água, deixando descansar da noite para o próximo dia.

Quando acordar, em jejum, descarte as ameixas e beba a água sem coar.

Água Detox de Berinjela

Benefícios

Essa mistura também é fonte de fibras, sendo poderosa para impedir a estocagem de gordura no nosso corpo, dar saciedade, prevenir o inchaço abdominal, melhorar o funcionamento do intestino e combater o colesterol ruim e diminuir os níveis de triglicérides.

Modo de Preparo

Corte meia berinjela em cubos e deixe os pedaços de molho em 1 copo e deixe descansar de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte, descarte os pedaços da berinjela e tome a água em jejum, sem coar.

Água Detox de Limão

Benefícios

Rico em vitamina C, o limão ajuda a eliminar toxinas, podendo juntamente à uma redução alimentar, diminuir o inchaço de uma forma geral.

O limão ajuda o corpo a eliminar toxinas, potencializa do processo de emagrecimento e diminui o acúmulo de gordura.

Tomar a água de limão em jejum deixa o pH do organismo em ordem, o que favorece nossa imunidade e combate o mal colesterol, além de manter a fome sob controle.

Modo de Preparo

Misture o suco de 1 ou 2 limões em um copo de 200ml de água e beba de manhã em jejum, mas aguarde cerca de uma hora para ingerir outros alimentos.

Água Detox de Gengibre

Benefícios

As propriedades antioxidantes da raiz são mantidas quando se consome a água feita com ela.

Além disso, sua dieta ganha uma força extra, já que a capacidade termogênica do alimento é preservada.

Além disso, o gengibre é termogênico e anti-inflamatório, ou seja, ajuda a queimar gorduras com mais facilidade e melhora a qualidade de pele (celulite).

Modo de Preparo

Coloque uma colher de gengibre picado ou ralado dentro de um copo e cubra com água, deixando descansar da noite para o próximo dia.

Quando acordar, em jejum, coe e beba a água.

Você gostou dessas dicas? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Fonte: Nutricionista Gabriela Marcelino 

Informações do Autor

Dra. Andresa Goncalves, Nutricionista

Nutricionista Clínica com especialização em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!