Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :

6 Benefícios da Melancia + 2 Sucos Detox para Emagrecer

Ela é conhecida por ser refrescante, promover hidratação e pelo sabor único, mas você conhece os benefícios da melancia e como essa fruta pode ajudar a manter sua saúde em dia?

A melancia é uma ótima fonte de vitaminas do complexo A, B6 e C, potássio e antioxidantes, que expulsam substâncias nocivas ao nosso organismo e previnem complicações como envelhecimento precoce da pele e o surgimento de diversos tipos de câncer.

Além disso, essa fruta contém nutrientes fundamentais para manter o bom funcionamento de células, tecidos, órgãos e músculos.

Por conter uma quantidade significativa de vitamina B6, ela gera mais energia e regula as atividades do sistema nervoso. Uma pessoa que possui deficiência desse nutriente pode apresentar complicações no sono e no aprendizado.

A China é o país com maior produção do fruto em todo mundo, apesar disso, acredita-se que a melancia é oriunda da África e, no Brasil, ela é uma herança do escravos dessa região.

A fruta é mais consumida em regiões com predominância do clima quente, visto que 92% do seu conteúdo é composto por água.

Engana-se quem pensa que somente a polpa é comestível. Muitas culturas consomem a casca, a entrecasca e as sementes, nesse caso, são recomendadas apenas as frutas orgânicas e não trazem nenhuma complicação para a saúde.

No Oriente Médio, as sementes são assadas e até moídas para serem usadas como uma farinha natural, seu principal benefício é a grande quantidade de zinco, mineral que ajuda a aumentar a imunidade e ácidos graxos que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo e regulam os hormônios.

Apesar de ser naturalmente doce, seu açúcar não aumenta a quantidade de glicose no sangue.

A inclusão dessa fruta na sua dieta possui diversos benefícios como hidratação da pele e cabelo, proteção contra efeitos nocivos do sol, diminuição do colesterol, redução de inchaço e possibilidade de desenvolver atrites e diversos tipos de câncer.

Para saber mais benefícios da melancia, continue lendo esse artigo. Você também vai conferir duas receitas detox com a melancia para te ajudar a emagrecer e reduzir o inchaço abdominal.

1. Ajuda a emagrecer

A melancia é uma boa alternativa naqueles momentos que sentimos falta de comer um docinho.  Além das poucas calorias, ela aumenta a saciedade e diminui o inchaço, já que possui uma grande quantidade de água em sua composição.

Acompanhe abaixo uma tabela com os nutrientes presentes a cada 100 gramas de melancia.

 

2. Retarda o envelhecimento

A vitamina C e os antioxidantes presentes nessa fruta ajudam a combater os radicais livres e protegem contra os danos causados pela exposição excessiva aos raios solares. O resultado de uma dieta com melancia é uma pele mais hidratada, saudável e com a aparência jovem por mais tempo.

3. Previne a impotência sexual 

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (EUA) divulgou uma pesquisa sobre a melancia, comprovando que ela traz benefícios para homens e mulheres, pois previne a disfunção erétil, a diminuição de libido e a degeneração muscular.

O óxido nítrico gerado a partir da ingestão de melancia promove o relaxamento da musculatura dos vasos sanguíneos e aumenta o aporte de sangue para o pênis, mesma propriedade encontrada em medicamento para o tratamento da disfunção erétil.

4. É boa para a saúde do coração

 

Graças à citrulina, essa fruta ajuda a controlar a pressão arterial do sangue e, consequentemente, diminui os riscos de doenças cardiovasculares. O magnésio e o potássio dilatam os vasos prevenindo mais complicações no coração.

Uma xícara com a polpa da melancia contém cerca de 250 mg de citrulina. Quando ingerimos esse fruto ela é absorvida pelos rins e nas paredes dos vasos sanguíneos se transformando na arginina, que proporciona a redução da pressão arterial.

Esse resultado foi observado em uma pesquisa da Universidade de Flórida, nos EUA publicada no Jornal Americano de Hipertensão; adultos obesos de meia-idade consumiram extrato de melancia por algumas semanas e experimentaram a diminuição da pressão.

5. Previne o câncer e as diabetes

 

Os antioxidantes presentes no nosso organismo são adquiridos através da nossa alimentação.

No caso da melancia encontramos enzimas como licopeno, betacaroteno e vitamina C, todos eles juntos apresentam quantidades significativas para prevenir os mais diversos tipos de câncer.

Os antioxidantes superam a atuação de tumores nas moléculas de regiões como mama, endométrio, próstata, pulmão e cólon.

Limpa o organismo

 

Por ser uma ótima fonte de água, a melancia hidrata o nosso corpo e aumenta o fluxo de urina, tornando-se uma aliada para limpar os rins e reduzir o inchaço.

Além de varrer as toxinas, essa fruta ajuda a evitar o acúmulo de ácido úrico, principal responsável pela formação de cálculos renais.

A “cucurbitacina E” também é uma molécula presente na melancia que apresenta uma importante atividade anti-inflamatória.

Ela inibi a ação de outra enzima, a cicloxigenase (ou COX), responsável pela inflamação das mucosas.

Duas Receitas de Suco Detox para limpar seu organismo

 

Suco de Melancia com Gengibre

Ingredientes

  • 3 fatias de melancia sem caroço
  • 1 colher de chá de linhaça triturada
  • 1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo

Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir, sem adoçar.

Suco de Melancia, Limão e Caju 

Ingredientes

  • 1 fatia de média de melancia
  • Suco de 1 limão
  • 150 ml de água de coco
  • 1 colher de café de canela
  • 1 castanha de caju

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba em seguida.

 

Essas são nossas dicas de hoje. O que você achou? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais.

 

Comentários